Amor eterno

Amor eterno

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Amamentação

Esse é um tema muiiito complicado.....especialmente para mim. Explico:
Bom, durante a facul tive muitas aulas, palestras, estudos....e por fim meu trabalho de conclusão de curso que foi sobre amamentação. Então podem imaginar como me senti quando nao consegui amamentar exclusivamente.....
Sim, eu nao amamente exclusivamente Nicolle nem por 1 semana. Ela chorava e se torcia demais desde q viemos pra casa apos maternidade. Então no quarto dia minha mae ligou ao pediatra (minha mae pq eu soh chorava...depois farei um post sobre isso tb). O pediatra fez varias perguntas e minha mãe achava que era cólica....e ele disse que não era pq bebes dessa idade ainda não tem cólicas geralmente. Então ele disse: faz 30 ml de NAN, se ela beber e dormir, era fome. Ela desligou o telefone e eu que estava do seu lado o tempo todo ja tinha entendido. Eu tinha que tomar uma decisão: aceitar a tentativa e ver no que dava, ou esperar e insistir e aguentar a choradeira. Acabei cedendo ao NAN. Na verdade eu nao estava raciocinando muito e td vez q ela chorava eu chorava tb....nao aguentava mais aquilo....aceitei tentar, acreditando que nao ia dar certo. Mas.....deu! rsrs...ela mamou e dormiu como um anjo por 3 horas (fato raro, ou melhor inedito). Chorei mais ainda por isso. Como assim???? Meu leite TEM que sustentar...nao existe nao ter leite....eu tinha que conseguir....que era aquilo tudo?
Bem, fui levando e nao dei mais o NAN por 3 dias. Porem ela nao dormia mais que 1 hora.
Estava fazendo tudo que era possivel : bebia 6 litros de agua...isso mesmo...SEIS! Alem de me alimentar religiosamente de 3 em 3 horas obrigada por minha mae, descansava tudo que podia e deixava ela sugar tanto quanto queria. Mesmo assim nao estava adiantando.
Tive que aceitar que nao tinha leite suficiente. Portanto eu me segurava durante o dia, dando mama a cada 1 h ou duas no maximo. Quando chegava umas 18hs parecia que secava a fonte....e secava mesmo...eu testei...tirava com a bombinha...( ah eh...tem isso tb...eu estimulava tb com a bomba...mto sofrimento). Entao a partir de umas 19hs ela entrava com NAN...e ia ate o outro dia pela manha. Descobrimos que se eu dormisse umas 6 - 8 hs seguidas eu tinha mais leite durante o dia....pois é...descobrimos sozinhas.
Nada disso esta escrito em livros, artigos, teses, nada nada nada! Tudo aprendido as custas de muito choro e tristeza.
É eu sei que isso ta meio lamuriante demais...mas é a verdade! Sofri mesmo e imagino quantas sofrem!
Não é verdade que o leite desce ao ser estimulado somente, isso não vale para todas!
Sei que muitos profissionais da área vão torcer o nariz se ler isso, mas como nutricionista e mãe posso dizer isso em alto e bom som, pois só quem passa pela situação pode dizer!
Entao gente se isso acontecer com vc ou com alguem que conheça saiba que é normal. Peça auxilio ao pediatra e nao deixe de tentar. Qualquer pouquinho que mamar esta valendo.
Amamentei aos trancos e barrancos ate os 3 meses quando realmente nao deu mais.
Outra coisa a se pensar que tambem nunca li nada a respeito....acredito que tenha fator genetico nisso tudo. Isso pq minha avó materna, minhas tias ( que sao 3) e minha mãe, não conseguiram amamentar tambem! Entao acho que é sim algo a se levar em consideracao!
Continuo achando que a amamentacao é primordial e deve sim ser EXCLUSIVA ate os seis meses. Porem hoje aceito que nem sempre é possivel ser exclusiva. Enfim, temos que aceitar e aprender muita coisa quando recebemos esse presentinho divino que sao nossos filhos! E vc o que acha disso tudo???
bjks

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Meu Deus se for fator genetico meu filho vai se dar bem... pq minha mae alem de me amamentar,ainda amamentou um casal de gemeos hahahah haja leeite...
    Beeeeijusss amigaaaa

    ResponderExcluir
  3. hahaha...q blz hein amiga...uma verdadeira fonte leiteira....rsrs...tomara q vc seja assim!!!!
    bjks

    ResponderExcluir